Sobre este blog

Este é o blog do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies. Aqui os leitores poderão acompanhar os comentários de membros do instituto sobre artigos e congressos da área, novas tecnologias, políticas públicas, relações universidade-empresa e aplicações na indústria, entre outros temas do universo da engenharia de superfícies.

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies reúne e articula em nível nacional os melhores recursos humanos e de infraestrutura na área. O instituto propõe uma estreita colaboração entre grupos de pesquisa e sistemas produtivos a serviço do crescimento sustentável do Brasil pela via da inovação tecnológica.

As tecnologias desenvolvidas no Instituto têm impacto em diversos segmentos industriais, como o de petróleo, aeroespacial, automotivo, metal-mecânico, biomédico, odontológico, de plásticos, de jóias, de tecnologias da informação e nuclear. Os participantes do instituto também desenvolvem conhecimento científico e tecnológico de ponta, bem como métodos originais de pesquisa  e instrumentos competitivos internacionalmente. Finalmente, o Instituto contribui na divulgação da engenharia de superfícies na sociedade como um todo.

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia do CNPq.

A informação aqui contida pode ser reproduzida, com a única condição de citar a fonte (autor do post e link deste blog).

7 respostas para Sobre este blog

  1. Bom dia a todos.
    Desculpe a invasão.
    Estava na Internet pesquisando sobre Tribologia e encontrei o Blog.
    Trabalho com Tribologia, mais especificamente sobre Análise de Desgaste através das Partículas de desgastes presentes nos Lubrificantes.
    Sinto-me um pouco isolado, uma vez que os tribologistas brasileiros trabalham mais com atrito e desgaste a seco.
    Gostaria de manter um contato mais aproximado com os tribologistas do INES para aprofundar meus conhecimentos sobre o tema.
    Abraços a todos.

  2. Verónica Savignano disse:

    Bom dia, Aparecido!
    Seja bem-vindo.
    Além do blog, o Instituto tem um espaço online para compartilhar apresentações. Tem várias sobre tribologia. Veja: http://www.slideshare.net/engenharia.de.superficies.
    Em outubro lançaremos um portal, com mais conteúdo sobre tribologia e outros assuntos relacionados à engenharia de superfícies.
    Os tribologistas entrarão em contato com você.
    Acompanhe o nosso blog e fique bem a vontade para postar comentários!
    Abraços,

  3. Amilton disse:

    Boa tarde Aparecido

    No site http://www.lfs.usp.br/ você encontrará um pouco do que fazemos em tribologia e, por meio dos curriculos lattes dos integrantes você poderá conhecer os detalhes e os temas.

    Seu tema de trabalho é interessante e importante e estamos envolvidos nele como você verá na primeira notícia do site do LFS. [14-08-2009] Uma abordagem fundamental para os desafios tribológicos para filmes finos em motores que empregam bio-combustíveis.

    Se você quiser conhecer, visitar, entre em contato
    Amilton

  4. Boa Tarde Amilton,
    Estive por um ano como professor visitante aí na POLI, trabalhando sob a supervisão do Linilson. Terminei no final de julho.
    Por incrível que pareça não tive tempo, ou vergonha na cara para arranjar tempo, para conhecer os trabalhos de vocês.
    Abraço.

  5. Cimei disse:

    Prezados,

    uma sugestão para publicação no blog e divulgação ampla:

    http://www.cnpq.br/saladeimprensa/noticias/2010/0709.htm

    Trata-se da abertura do período de submissão para bolsas DT.

  6. Laís Vitoi disse:

    Olá,
    Sou membro do grupo PET da Faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora. Nós temos um blog que foi criado com o objetivo de se tornar um portal de informações sobre a questão energética, a qual se torna a cada dia a preocupação central das pessoas, instituições, organizações sociais e mesmo governos. Diariamente são postadas notícias sobre energia, sua geração, distribuição, novidades, tecnologias, polêmicas, entre outros, na busca por uma sólida relação entre o blog e seus leitores. Gostaríamos que vocês o conhecessem: http://peteletricaufjf.wordpress.com/ .

    Estamos criando uma área reservada à divulgação dos nossos blogs parceiros onde colocamos links que direcionam o visitante do nosso blog ao dos nossos parceiros. Criamos esta área para divulgar blogs interessantes e também proporcionar aos internautas interessados em novidades e ampliar os conhecimentos conhecer novos blogs.

    Achamos muito interessante o blog de vocês e gostaríamos de parabenizá-los pelo trabalho que estão desenvolvendo. Por isso queremos convidá-los a tornar um de nossos blogs parceiros. Esta parceria funcionaria da seguinte forma, nós divulgamos o blog de vocês na nossa área e vocês também divulgariam o nosso blog no de vocês.

    Desde já agradeço a atenção e aguardo uma resposta.
    Atenciosamente

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: