Engenharia de superfícies para melhorar implantes, próteses e outros dispositivos médicos.

Iñigo Braceras no seminário na UCS (Caxias do Sul, RS).

Iñigo Braceras no seminário na UCS (Caxias do Sul, RS).

Na tarde de 17 de abril, cerca de 30 estudantes e professores puderam assistir a um seminário que apresentou um amplo panorama das possibilidades oferecidas pela Engenharia de Superfícies à melhoria de ferramentas cirúrgicas, implantes, próteses e outros dispositivos usados pela Medicina. O seminário foi proferido pelo engenheiro industrial Iñigo Braceras, do centro de PDI Tecnalia, sediado em San Sebastián (Espanha). Braceras atua na área de Engenharia de Superfícies desde 1998. O evento ocorreu na Universidade de Caxias do Sul (UCS), com apoio do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies.

O palestrante detalhou, por meio de dados científicos e exemplos, como algumas técnicas de tratamento ou revestimento de superfícies aplicadas em dispositivos médicos contribuem para melhorar sua integração e interação com tecidos biológicos, aumentar sua durabilidade e evitar infecções.

Segue o arquivo da apresentação, gentilmente cedido pelo autor para publicação em nossos canais:  

O professor Carlos A. Figueroa, pesquisador da seção UCS do Instituto e organizador do seminário, destacou a complexidade dos assuntos abordados no seminário. “Além da diversidade de áreas do conhecimento envolvida nos resultados apresentados por Braceras, destaco que foi uma apresentação abrangente, que abordou os problemas e desafios de se aplicar técnicas de Engenharia de Superfícies em dispositivos médicos em todas suas etapas, desde a pesquisa básica até a obtenção do produto final”, afirma Figueroa.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: