Algodão repelente à água

Discente: Duciane Oliveira de Freitas, M.Sc.

Orientador: Clodomiro Alves Júnior, Dr.

De maciez e conforto incomparáveis, a fibra de algodão é a matéria-prima base da indústria têxtil. Entretanto, seu elevado grau de absorção da água e umidade restringe sua utilização em algumas áreas ou diminui a sua durabilidade. Superfícies sujeitas ao contato com líquidos contaminantes, corrosivos e/ou impregnantes são fortemente suscetíveis ao uso do algodão. Exemplos dessa aplicação se encontram em vestimentas da área biomédica e para profissionais em geral e em alguns revestimentos de produtos para automóveis e aeronaves. Deste modo, a repelência à água dos produtos fabricados com tal fibra desperta interesse dos pesquisadores.

Visando a diversidade de produtos multifuncionais, a indústria têxtil busca inovações que vão ao encontro das necessidades dos consumidores e do mercado em geral, unindo o conforto da fibra de algodão com a hidrofobicidade (repelência à água) de uma fibra sintética, e atendem também aos aspectos ambientais. Para isso, na etapa de acabamento do tecido, são aplicados produtos químicos que aumentam sua hidrofobicidade.

Na nossa pesquisa, aplicamos tratamentos em tecidos de algodão para obter hidrofobicidade utilizando técnicas por plasma*, as quais eliminam produtos químicos tóxicos do processo e diminuem o consumo de água na linha de produção.

Uma gota de água sobre um tecido de algodão antes (esquerda) e depois (direita) do tratamento com plasma

*Leia o trabalho completo no link Produção científica do site do Labplasma. Título: Modificação superficial do tecido 100% algodão tratado com plasma.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: