Aniversário do nosso blog!

O Blog da engenharia de superfícies completa nesta semana um ano de existência com mais de 7.200 acessos a seus 52 posts e 32 comentários. A ocasião me leva, na minha condição de editora, a compartilhar com os leitores uma breve e não conclusiva  recapitulação.

Semanalmente, informação para a comunidade brasileira de engenharia de superfícies.

Existe uma quantidade ainda desconhecida de pessoas de diversos pontos do país que trabalham com engenharia de superfícies atuando na pesquisa, na indústria, no ensino, na política, na mídia. Elas formam o que chamo de “comunidade brasileira de engenharia de superfícies”, ao mesmo tempo incipiente e promissora pela quantidade de pessoas que agrega e pelo grau de troca de informação no grupo.

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies tem reunido essas pessoas em torno de uma série de propostas de comunicação, com resultados de impacto que contribuem a cumprir o objetivo de aumentar e melhorar a geração e aplicação do conhecimento em engenharia de superfícies no Brasil.

A primeira dessas propostas de comunicação realizada foi a criação deste blog, escolhido por ser um canal gratuito que oferece uma série de tecnologias consolidadas para publicar e comentar informação rapidamente (em tempo real, se o autor quiser) e para encontrá-la a qualquer momento desde qualquer lugar do mundo.

Neste primeiro ano de existência, os autores do blog, pesquisadores do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, tem produzido um mínimo de um texto semanal. Por meio dos posts dos autores, os leitores que acompanham o blog e os visitantes ocasionais têm conhecido um pouco mais o mundo da engenharia de superfícies, mais precisamente no que diz respeito a técnicas e equipamentos; laboratórios, pesquisadores e empresas; artigos e livros; linhas de pesquisa e aplicações. Os autores abordaram esses temas do ponto de vista da história, dos fatos atuais, das oportunidades,  do ensino, da política, das culturas das diversas organizações (laboratórios, empresas). Dessa maneira, eles  nos mostraram que a engenharia de superfícies é relevante em campos tão diversos como a saúde humana, meio ambiente e economia.

Para finalizar esta retrospectiva, algumas manifestações pouco originais, mas sinceras:
  • Agradecimento aos autores (professores Amilton, Carlos, Gabriel e Israel) pelo conteúdo.
  • Agradecimento aos leitores pelos comentários e pela leitura.
  • Convite a todos os que trabalham com engenharia de superfícies a construir conosco a comunidade. Para começar, e aproveitando a data comemorativa, podem apontar erros e acertos deste blog e sugestões para o futuro.
Verónica Savignano

3 respostas para Aniversário do nosso blog!

  1. Alexandre Umpierre disse:

    Tenho certeza que os seguidores do blog comemoram o aniversário junto com a edição. O engenhariadesuperficies é pioneiro em divulgação científica no Brasil, e divulgação científica é sempre uma atividade que merece respeito e reconhecimento. Parabens à edição e aos comentaristas. Desejo boa continuação ao blog.

  2. Verónica e demais,
    Parabéns pelo trabalho, que serviu de fonte de inspiração para a abertura do blog do PPGEM da UTFPR. A Engenharia de Superfícies no Paraná segue “sempre alerta”!
    Abraço, Giuseppe

  3. Verónica Savignano disse:

    Caros, é muito bom saber que vocês acompanham nosso trabalho.
    Giuseppe, já estou seguindo o blog do PPGEM.
    Alexandre, sobre a divulgação científica da engenharia de superfícies entendida como disseminação do conhecimento de modo a ser compreendido pelo público leigo, ainda há trabalho a fazer da nossa parte (com a ajuda de leitores como você), mas já estamos no caminho, sim.
    Continuem participando!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: