Fosfatização, forjamento e estampagem

A fosfatização é um tratamento de superfície que tem aplicação na conformação plástica prevenindo o contato metal-metal.  Com isto é possível elevar a vida útil das matrizes ou ferramentas e, eventualmente, aumentar a velocidade das operações de conformação. Estes resultados se correlacionam com o aumento da capacidade de retenção dos lubrificantes e com a redução do coeficiente de atrito.

O emprego da fosfatização na estampagem ou forjamento data dos anos 1930 e, até hoje, emprega-se largamente o fosfato de zinco (obtido pela ação do ácido fosfórico) associado a um sabão (estearato de sódio) que, desde aquela época, é associado ao empastamento das ferramentas. Algumas questões estão em aberto, como se é possível empregar outro fosfato, se é possível reduzir a camada de estearato e se o processo pode ser mais amigável ao meio ambiente.

No projeto PITE-FAPESP (Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica) Estudo da Influência das Características de Camadas Fosfatizadas nas Operações de Estampagem com e sem Lubrificantes coordenado pela pesquisadora Zebhour Panosian do IPT, responderam-se afirmativamente estas perguntas com ganhos em tecnologia para a empresa co-financiadora, a Brasmetal Waelzholz.

Este foi mais um belo resultado obtido nos vinte anos de cooperação com instituições de pesquisa mantidos pela Brazmetal Waelzholz. Um exemplo de perseverança e visão estratégica raro como este deve ser reconhecido e divulgado. Para isto nada mais adequado do que o evento realizado 25-11-09, no qual os parceiros destes vinte anos apresentaram suas melhores contribuições na sede da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais.

Amilton Sinatora

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: