Vale Soluções em Energia – uma empresa predestinada

Algumas empresas nascem predestinadas a enfrentar grandes desafios.
A Vale Soluções em Energia foi formada pela VALE e pelo BNDES para enfrentar o problema da escassez de energia. No Brasil o problema é que a VALE consome cerca de 5% da energia  e cerca de 4% de todo o óleo diesel produzidos no país!
Para os padrões brasileiros, a VALE é uma grande empresa. Entretanto analisando a lista da 500 maiores empresas do mundo nota-se que em um grande país como o Brasil poderíamos facilmente ter, por exemplo, vinte empresas do porte da VALE. Exatamente, estas vinte empresas consumiriam toda a energia do país!!  Ou seja para crescer sem prejudicar o país, a VALE precisa providenciar energia para não ficar na dependência de inciativas estatais que dependem de circunstâncias.
Os três pontos de atuação da jovem empresa, fundada em 2007, são projeto e construção de turbinas, motores de grande porte e gaseificadores. Para isto ela pretende contar com 1.200 pesquisadores por volta de 2011.
Em visita a VSE pudemos antever a colaboração entre a VSE, o Laboratório de Fenômenos de Superfície e o Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies em duas frentes importantes, a formação de pesquisadores em engenharia de superfícies e a pesquisa avançada em tribologia.
Os desafios tribológicos da VSE são enormes, uma vez que, em paralelo com o desenvolvimento e produção de grandes motores, a empresa tem o firme compromisso de produzir energia limpa. Ou seja, podemos antecipar que seus projetos demandarão maiores temperaturas de funcionamento, o uso de biocombustíveis como o etanol e o biodiesel, o que colocará fortes solicitações tribológicas nos componentes, materiais e lubrificantes.
Amilton Sinatora

4 respostas para Vale Soluções em Energia – uma empresa predestinada

  1. Wanderson disse:

    Olá Amilton!

    Sou profissional da area de engenharia automotiva, tenho pesquisado muito sobre fontes de energia alternativa e propostas por todo mundo.

    Tenho analisado o cenario desta embrionaria empresa que tem pela frente o desafio de desenvolver motores e outras fontes, entretanto,me pego a pensar em alguns momentos,em ate que ponto essa iniciativa tem uma base politica? ou se tem alguma? pois caso tenha, fica sujeita a quem esta n poder e pode ser interrompida como varios exemplos que temos em nosso historico.

    Sds.
    Wanderson

  2. Amilton disse:

    Boa tarde Wanderson
    Não sei qual a base politica para a formação da VSE. Entretanto as projeções de demanda de enregia indicam que uma empresa focada no projeto e construção de equipamentos para produção de energia me parece uma iniciativa que faz sentido.

    Ao mesmo tempo eu, como você, pude nos últimos 30 anos acompanhar alguns projetos de infraestrutura que foram descontinuados por razões nem sempre ¨de Estado¨. A nós, profissionais, cumpre fazer o melhor e a nós, cidadãos cabe participar e influir

    Obrigado por ter escrito.
    amilton

  3. Prezado,Amilton, Bom dia, descobri que a maior fonte de energia renovavel do mundo esta sobre o solo, recuperar energia e a farma mais limpa e de custo mais baixo. sou o inventor dessa tecnologia
    Att
    José Vanderlei Taques
    Inventor

  4. Amilton disse:

    O melhor caminho para proteger um invento é patenteando-o. Por isto sugiro procurar na sua região os caminhos para isto. Em geral as Fundações de Apoio á Pesquisa têm verbas para apoiar acadêmicos que desejem patentear. É demorada mas ajuda. Outro caminho é contatar diretamente o INPI.
    Boa sorte
    Amilton

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: