Ensaios de desgaste para engrenagens – cada vez mais próximos da aplicação

Um dos grandes objetivos do Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies é desenvolver filmes ou tratamentos de superfícies resistentes ao desgaste  para aumentar a resistência ao desgaste de engrenagens, por exemplo.  Os filmes ou tratamentos de superfícies para engrenagens desenvolvidos pelos pesquisadores do instituto  são submetidos a ensaios de desgaste por fadiga de contato. Num destes ensaios, esferas rolam sobre discos simulando as tensões sofridas por engrenagens.

Estes ensaios são bastante simples, fáceis de realizar e, em geral, de baixo custo.  Por outro lado, eles são, por assim dizer, esquemáticos, representações das solicitações reais. Em outras palavras, a transferibilidade destes ensaios para a prática é relativamente distante. No

Para superar esta limitação, o Prof. Carlos Enrique da Silva desenvolveu uma versão bastante aprimorada deste ensaio, o ensaio de engrenagens, denominado FZG, no Laboratório de Superfícies e Contato (LASC), da Universidate Técnica Federal do Paraná, em Curitiba. Neste, duas engrenagens são acionadas uma contra a outra com forças, velocidades, óleos e temperaturas controladas. Pode-se, desta forma, verificar se os tratamentos de superfícies produzem melhoras significativas na vida de engrenagens,  aumentando, com este ensaio, a segurança de que em aplicações reais, como por exemplo caixas de câmbio, os resultados também serão positivos.

Com o desenvolvimento do ensaio FZG, o LASC e o Professor Carlos Henrique dão um passo significativo para diminuir o tempo entre o invento de novos tratamentos de superfícies e sua aplicação em engrenagens. O trabalho sobre o ensaio FZG apresentada no 64o Congresso da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais pode ser conseguida mediante consulta ao site http://www.damec.ct.utfpr.edu.br/lasc/.

Amilton Sinatora

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: