De país com muitas fábricas para país com muitas indústrias

Prezados leitores,

No meu primeiro texto neste blog, vou apresentar brevemente o Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies, conhecido como INES, do qual sou coordenador. 

A missão do INES é atuar cooperativamente com os sistemas industriais do país que utilizam a engenharia de superfícies nos seus processos produtivos, contribuindo para o momento atual de transição do Brasil de país com muitas fábricas para país com muitas indústrias, pela via do desenvolvimento tecnológico e da inovação. A escolha desta área de atuação está baseada em vocações naturais e nas condições materiais dos sistemas produtivos industriais, pois a engenharia de superfícies está profundamente inserida na produção industrial instalada no país, sendo decisiva para setores estratégicos de desenvolvimento industrial destacados no Plano de Aceleração do Crescimento em Ciência, Tecnologia e Informação (PACTI). Trata-se de um setor da indústria no qual o Brasil pode tornar-se competitivo em tempo razoável. A competitividade na área depende da apropriação de conhecimentos de fronteira e de recursos humanos capazes de usar tais conhecimentos no desenvolvimento de produtos e processos industriais.

O Instituto Nacional de Engenharia de Superfícies deverá promover avanços tecnológicos que produzem soluções eficazes na vanguarda dos seguintes segmentos industriais considerados estratégicos pelo governo federal: Biotecnologia, Nanotecnologia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Insumos para a Saúde, Energia, Petróleo, Programa Espacial e Programa Nuclear. Concretamente, o INES visa conhecimento científico, inovação e desenvolvimento sustentável nesses segmentos industriais do país mediante:

a) formação de recursos humanos com excelência em pesquisa fundamental e em desenvolvimento de processos e produtos;

b) inserção de tais processos, produtos e recursos humanos no sistema produtivo industrial do país, bem como criação de novos empreendimentos de base tecnológica;

c) transferência de conhecimento para a sociedade.

Saudações,                 

Israel

Bookmark and Share

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: